quarta-feira, 23 de abril de 2014

Moderação , o que é afinal??

Consumo moderado é igual a bom senso. Cada um tem o seu, cada um entende como quer...
Atualmente, estudos médicos sugerem que beber moderadamente, para os homens, significam duas taças de vinho ao dia. Já para as mulheres, o consumo moderado limita-se a uma taça diária. Se quiser entender os motivos da distinção entre os sexos.
Mas vale ressaltar que essa definição de duas taças diárias para o homem, e uma para as mulheres, nem sempre foi assim, apesar de hoje parecer um razoável consenso.
No século 19, por exemplo, o médico inglês Francis Anstie ficou famoso por propor qual seria o limite de consumo diário de álcool sem prejuízos à saúde: sua recomendação era que as pessoas não excedessem o equivalente a “três ou quatro copos de vinho do Porto por dia”, sem fazer distinção entre homens e mulheres.
Já em 1979, o Colégio Real de Psiquiatras do Reino Unido considerou que “uma garrafa de tamanho padrão de vinho constituía uma diretriz razoável de consumo diário”.
Em 1987, na Austrália, o Conselho Nacional de Pesquisa Médica e de Saúde recomendou limites de 4 taças de vinho diárias aos homens, e duas taças às mulheres. Mas, em 2001, ajustando suas diretrizes, a recomendação foi alterada para duas taças diárias, independente do sexo.
Assim como a margarina e o ovo, que ora são homenageados, ora são incriminados, o que se entende por consumo moderado também varia de acordo com a cultura e o conhecimento científico que se tem, à determinada época, e em determinado local.
De qualquer maneira, o conceito de consumo moderado está baseado no equilíbrio da relação entre maiores benefícios para a saúde, e menores riscos.
Então, por via das dúvidas, evite sempre o abuso. Quem consome vinho, moderadamente e com responsabilidade, desfruta melhor todos os prazeres que ele proporciona.
Lembre-se: duas taças diárias para os homens, uma taça para as mulheres.
Mas não se esqueça que existem pessoas que não devem ingerir quantidade alguma de álcool, pois teriam mais prejuízos que benefícios. Na dúvida, procure o seu médico.

Sem comentários:

Enviar um comentário